Reflexologia

A reflexologia podal consiste na aplicação de pressão em regiões específicas dos pés. A REFLEXOLOGIA relaxa profundamente, restaura o estado natural de equilíbrio e melhora o estado de saúde, com benefícios duradouros. Também é usada para prevenir a doença, reduzir a dor e melhorar a qualidade de vida.

Nos nossos pés encontram-se reflexos todos os órgãos do nosso corpo. É então, fácil compreender que, ao estimular as zonas reflexas dos órgãos estamos a atuar sobre eles através do arco reflexo que permite realizar estímulos a distância. O objetivo da REFLEXOLOGIA é obter uma resposta saudável dos órgãos, estruturas e sistemas, através da adequada estimulação aplicada aos seus correspondentes microrreflexos, estabelecendo, assim, o equilíbrio energético natural e o funcionamento harmonioso de todo o corpo.

 

INDICAÇÃO DA REFLEXOLOGIA

A reflexologia podal possui diversos benefícios e é indicada para pessoas estressadas, tensas, nervosas, com problemas de circulação sanguínea, problemas hormonais, diversos tipos de dores e desequilíbrio do sistema.

 

BENEFÍCIOS DA REFLEXOLOGIA

A reflexologia podal ajuda a aliviar o estresse, diminui dores de cabeça e amenizar a insônia. Tudo isso através de massagens nas áreas do pé (chamadas de pontos) que estimulam os órgãos do corpo. A massagem feita nas plantas dos pés também ajuda a eliminar as toxinas e pode colocar órgãos para funcionar corretamente.

 

CONTRAINDICAÇÃO DA REFLEXOLOGIA

A massagem reflexologia é desaconselhada em diversas situações, quando o prejuízo se sobrepõe ao benefício. Por isso, as pessoas devem evitar a massagem quando se verificarem os seguintes casos:

• Temperatura do corpo superior a 38 graus;

Existência de traumas, feridas abertas, contusões recentes, roturas musculares, entorses e queimaduras.

Tumores,

Doenças circulatórias (veias varicosas, flebites, tromboses);

Melanoma;

Hemofilia;

Doenças de pele infecciosas (infecções bacteriológicas, de fungos, virais e herpes) – Somente na região afetada;

Reação adversa ao tratamento;

Embolias;

Flebites, inflamação das veias, percebemos, pois, causa edema, vermelhidão ou roxeamento e incapacidade de movimentação da área afetada pela dor;

Gânglios inchados;

Fraturas ósseas não consistentes, ou seja, estão moveis ainda, então aumenta o risco de aumentar a lesão;

Osteoporose grave, pelo risco de haver fratura dos ossos;

Gravidez nos três primeiros meses de gestação. No tempo restante da gravidez, as massagens se realizarão com laudo e prescrição médica. Existem indicações que a massagem serve para acalmar o bebe e no pré parto, auxilia a posicionar o feto;

Hipertensão arterial. Caso for realizar massagens relaxantes não há contraindicações, portanto se estimulantes, a massagem está contraindicada;

Quando existam reações alérgicas à massagem;

Quando o receptor sofre muita dor, no caso de doenças graves, como câncer;

Pessoas com taquicardia, aumento da frequência do batimento do coração;

Pessoas com hematomas graves;

Imediatamente após operações cirúrgicas;